Pular para o conteúdo principal

Você conhece nosso trabalho? Saiba aqui um pouco sobre o Jornal Falando de Dança, a AMAragão Edições e Produções e sobre sua diretoria!


Jornal Falando de Dança
O Jornal Falando de Dança foi fundado em 12 de outubro de 2007, quando, em pleno feriado de Nossa Senhora da Aparecida, os integrantes da atual diretoria decidiram atender aos insistentes pedidos de amigos e leitores da revista digital Blog Falando de Dança, que alegavam, então, falta de tempo ou de facilidade para acessar a internet. Desde 2010 o JFD é editado pela AMAração Edições de Periódicos, Produções de Eventos e de Dança Ltda. Ele é uma publicação cultural mantida pelo patrocínio de seus anunciantes e colaboradores que se juntam à sua diretoria para ajudar a divulgar a dança em geral e, em especial, a dança de salão - a paixão de todos aqueles que participam direta ou indiretamente de sua impressão.

Algumas atuações de destaque do Jornal Falando de Dança e da AMAragão (editora e produtora cultural), atualizado até julho/2017:

  • Edição do periódico cultural Jornal Falando de Dança.
  • Edição da coletânea "200 anos de dança de salão no Brasil", já no quarto volume, com organização de Marco Antonio Perna. 
  • Edição do livro "Pé de Valsa", de Elaine Reis.
  • Campanhas bem sucedidas em prol da valorização da dança de salão: apoio/copatrocínio à realização da Semana da Dança de Salão do RJ (Lei 3400/2000); apoio/copatrocínio à realização do I Congresso de Dança Esportiva do RJ (UERJ, 2009); apoio/copatrocínio à realização do I Encontro Infantojuvenil de Dança de Salão do RJ (C. A. Calouste Gulbenkian, 2009); apoio/copatrocínio do I Curso de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas do RJ (UERJ/2011); campanha pela eleição  e um representante da dança de salão para a Conferência Setorial de Dança da CNC 2009; campanha pela aprovação da Lei Molon, que tornou a dança de salão carioca patrimônio cultural imaterial do estado (Lei 5828/2010); campanha pela adesão da classe às comemorações ao Dia do Dançarino de Salão (Lei 3500/2003); campanha pela comemoração dos 200 anos de ensino de dança de salão no Brasil (com base no primeiro anúncio publicado em 13-07-1811); campanha pela eleição de um representante da dança para vaga no Conselho Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (2010); campanha "Uma Estátua para Antonietta" (2011); dentre outros.
  • Participação no grupo de trabalho criado em 2009 pelo então presidente da comissão de cultura da Alerj, Alessandro Molon (hoje deputado estadual), para a regulamentação da Lei 3400/2000 (Semana da Dança de Salão do RJ), do qual resultou dossiê entregue à Secretaria de Estado de Cultura do RJ.
  • Copatrocinador da Exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil", inaugurada em junho/2011, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian.
  • Copatrocinador da exposição itinerante "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil", que já percorreu as zonas norte e oeste do Rio, a Baixada Fluminense (Duque de Caxias) e em outubro/2013 estreará no Museu Histórico do Exército Forte de Copacabana.
  • Apoiador da exposição "Rio Dança - Nos Passos da Dança Carioca" (Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, 2012), para a qual a editora do JFD, Leonor Costa, atuou como pesquisadora em dança de salão.
  • Copatrocinador do projeto de periodiciade anual "Prêmio Cultura da Dança de Salão", lançado pela primeira vez em 2011, com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do RJ. 
  • Apoio a diversos projetos culturais de grande porte, como o Congresso Internacional de Salsa do Rio de Janeiro, o Congresso Internacional de Dança Esportiva do RJ, a Semana da Dança de Salão do RJ, o projeto Abril a Pista de Dança, o evento internacional Arnold Classic Brasil, dentre outros.
  • Produção de eventos culturais como o Baile do Bicentenário, em 2011; o Baile do Dançarino, em 2012; a Mostra de Dança Infantojuvenil no Forte de Copacabana, em 2013; show no Sesc/Madureira, em 2014; dentre outros.
  • Desde novembro de 2014 seus diretores integram o corpo gestor da Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão - APDS/RJ, nas diretorias Cultural e Financeira, abrindo espaço no jornal para a divulgação das atividades dessa entidade sem fins lucrativos.
  • Em 2016 a AMAragão, que edita o Jornal Falando de Dança, foi contemplada pelo edital Viva o Talento! Educação e produziu, em 23/04/16, para a Secretaria Municipal de Cultura, no Centro Coreográfico da Cidade do RJ, o Seminário Historicidade da Dança de Salão: 200 anos de sociedades dançantes, de grande repercussão no segmento e com a íntegra das palestras disponibilizadas online. Veja AQUI o release publicado neste blog; AQUI a página do evento no Facebook com os depoimentos e o clipping de imprensa; AQUI a filmagem na íntegra, das palestras, realizada pelo site Dance a Dois.
  • Em junho de 2017 o Jornal Falando de Dança foi homenageado pela Alerj pelos seus dez anos de fundação e realizações, recebendo o Diploma Heloneida Studart de Cultura. Saiba mais e veja AQUI a cobertura desta premiação.

Da distribuição
O Jornal Falando de Dança é distribuído majoritariamente em eventos ligados à dança (mostras, workshops, bailes), além de ser entregue em academias de dança e estabelecimentos comerciais conveniados. Também é remetido para os demais estados pelo sistema de assinatura e pode ser lido on-line em edições em pdf hospedadas no site Issuu, com download habilitado (para acessá-las, escolha a capa desejada e clique na sua miniatura, na coluna da direita desta página).

Outros detalhes
Publicação mensal e gratuita, de distribuição interna.
Fechamento de captação de publicidade: dia 15 do mês anterior à edição.
Distribuição a partir do dia 1º do mês da capa.
Serviço de atendimento ao leitor/patrocinador: (21) 2551-3334 / 99202-6073
WhatsApp: (21) 99122-8077

email: contato@jornalfalandodedanca.com.br
site: http://www.jornalfalandodedanca.com.br/
fanpage: facebook.com/JornalFalandoDeDanca

Sobre os diretores do Jornal


Leonor Costa (editora) é formada em direito pela UFRJ (OAB-RJ 055861) e trabalhou no setor de transporte marítimo de uma estatal durante dez anos, ingressando posteriormente na iniciativa privada. Atualmente é jornalista registrada na FENAJ (Federação Nacional dos Jornalista) sob nº JP31432RJ.

Começou a atuar na imprensa especializada da dança em 2005, quando foi convidada pela direção do Jornal Dance News para reformular sua linha editorial. Fez cursos na área de artes gráficas para modernizar o visual do Dance News, culminando com a adoção de uma nova formatação, padrão tablóide europeu, em janeiro de 2006. Em março de 2007 deixou a editoria daquele informativo para explorar a área de divulgação e distribuição de informações online, editando o Blog Falando de Dança. Adotou o formato de blog, e não de site, pela facilidade de atualização das notícias e a disposição das mesmas, em forma de informativo diário. Em 12 de outubro de 2007, após insistentes pedidos de leitores e amigos do Blog, decidiu lançar a versão impressa do mesmo, em parceria com Antônio Aragão e Anderson Gomes. Saiba mais sobre esta editora, AQUI.
.

Antonio Aragão (diretor-editor) é funcionário público aposentado do Ministério das Relações Exteriores da Grécia, com 39 anos de carreira. Por 18 anos, participou da administração do Condomínio Chateau de Lyon. Em 2005, a pedido da amiga Leonor Costa, ingressou no jornal de dança no qual ela trabalhava, o Dance News, onde atuou como diretor financeiro até sua saída da equipe, em março de 2007. Em outubro de 2007, associou-se a Leonor Costa e Anderson Gomes para editarem a versão impressa da revista eletrônica Blog Falando de Dança. Veja AQUI mais detalhes das atividades de Aragão no segmento da dança de salão.
.
.
.
.
Anderson Gomes (diretor) é empresário e apreciador da dança de salão. Leitor assíduo do Blog Falando de Dança, vez o convite para a parceria que permitiu a publicação da versão impressa do informativo.
.
.
.
.
Saiba mais:
  • Leia AQUI a edição 121 (outubro/2017), especial dez anos de jornal.
  • Leia AQUI depoimentos de colaboradores e apoiadores do jornal, sobre os dez anos do JFD.
  • Leia AQUI depoimento da editora Leonor Costa, sobre os dez anos do JFD.
  • Leia AQUI depoimento do editor Antonio Aragão, sobre os dez anos do JFD.

Comentários

ricardo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************