Pular para o conteúdo principal

Dançando na terra dos cangurus!

Projeto internacional com a alma brasileira
por Juliana Prestes

Professor de educação física por formação e professor de dança por vocação, Daniel Pinto integra atualmente a equipe de professores da Escola de Dança Jaime Arôxa e Fabiano & Juliana Dança de Salão, ministrando aulas de dança de salão, tango, samba e forró. E com apenas 30 anos, Daniel já se prepara para alçar vôos internacionais: está de mudança para a Austrália, onde vai dar aula de ritmos brasileiros em uma rede de academias.

Daniel recorda que a vontade de dançar surgiu quando assistiu uma apresentação do mestre Jaime Arôxa: “Ele estava dançando uma música que eu adorava tocar no violão e nunca tinha imaginado que fosse possível de ser dançada. Era um soltinho.” – lembra. Jaime Arôxa continua sendo sua grande referência até hoje, além dos professores Armandinho e Christovão que Daniel assume terem sido grandes fontes de inspiração e aprendizado.

Recentemente descobriu a paixão pelo tango e foi beber na fonte: fez aulas com Facundo e Kelly, Junior Cervilla, Daniel Oviedo e Mariana Casagrande, entre outros tangueiros. E, claro, com seu grande mestre no tango, Guilherme Pimentel, atualmente com sua escola no Espírito Santo.

Um currículo nada espantoso para alguém que foi sempre muito precoce na dança: começou a fazer aulas como bolsista em 1999 na filial da Tijuca da Escola de Dança Jaime Arôxa e um ano depois já havia sido promovido a assistente, começando a dar suas próprias aulas nas filiais de Ipanema e na matriz da escola, em Botafogo. Dedicação, disciplina e persistência deram a ele o título de professor em 2002, quando tinha apenas três anos de dança.

Experiência internacional

O caso de amor com a Austrália começou em 2003, através de Tarcísio, um brasileiro que foi para a Austrália trabalhar com venda de artigos de couro e acabou descobrindo que a dança era um grande mercado lá fora. Abriu uma escola de dança e, com isso, passou a vir ao Brasil esporadicamente para aperfeiçoamento, fazendo aulas inclusive com Daniel. Foi então que surgiu o primeiro convite para dar aulas no exterior. Mas, após avaliar bem a proposta, achou que ainda não era o momento adequado.

Eis que um dia, o namoro com a Austrália terminou em casamento – literalmente. Em 2004, Daniel conheceu Carolyn Frost, professora de dança australiana e sua atual esposa e assim, inevitavelmente, se iniciaria a carreira internacional.

“O Tarcísio sempre me fazia convites mas, para mim, a Austrália era longe demais. Não pensei em ir até aparecer a Carol. Achei que seria ótimo ir lá para mostrar a verdadeira dança de salão que se dança nos salões do Brasil. Ela, juntamente com o Tarcísio viabilizaram tudo. A Austrália, eventualmente, se manifestava através do Tarcísio, mas foi só quando fui pego pelo coração é que me rendi, e quem diria, no dia 25 de novembro estamos indo para ficar por um bom tempo.” – esclarece.

Eles já realizaram workshops por um mês em diversas cidades australianas (em maio de 2005 e março de 2007) e agora, além de darem continuidade a esses mini-cursos, vão implementar a dança de salão brasileira (todos os ritmos dançados aqui, inclusive a salsa, o zouk e o tango) em algumas escolas de ballroom da Austrália e da Nova Zelândia. Além disso, eles estão preparando um projeto para incluir a dança de salão no currículo escolar australiano.

Para saber um pouco mais sobre a carreira e os projetos de Daniel, acesse a home-page da empresa australiana criada por eles: http://www.braziliansouldance.com/
  • Assita a seguir três vídeos do trabalho de Daniel no workshop que realizou na Austrália em março deste ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************