Pular para o conteúdo principal

Quem é Você

Continuando nosso trabalho de divulgação das figuras da dança de salão carioca, publicamos hoje a entrevista feita por mim com Conceição da Bahia, professora de dança de salão que neste domingo, dia 15, promove um grande baile no Clube Casa da Vila da Feira, na Tijuca, com a Banda Brasil Show, em comemoração ao primeiro aniversário de seu novo espaço de dança, localizado no sobrado da R. Barão de Mesquita 402-A, também na Tijuca.

Conceição da Bahia veio morar no Rio lá se vão mais de 30 anos, embora tenha orgulho de manter seu sotaque baiano, que lhe originou o apelido. Seu primeiro contato com a dança de salão carioca foi no Raio de Sol, com Anselmo Mazoni, maestro de Roberto Carlos, de quem é grande amiga e com quem trabalhou durante anos. Mas foi na Gafieira Estudantina que ela aprendeu mesmo a dançar. “Fui recebida de braços abertos por Maria Antonietta, minha primeira professora de dança”. Dança de salão, esclarece ela, pois dançar ela já dançava desde os 7 anos, no palco, em sua cidade natal, Jequié. “Sempre fui muito extrovertida e participava de todas as festividades da cidade. Fiz jazz, dança moderna e ballet clássico. Fui baliza de desfile, miss da cidade, circense e atriz sindicalizada, atuando em peças na Bahia e no Rio”.

Assídua freqüentadora das gafieiras cariocas, Conceição não se imaginava, porém, dando aulas. Essa atividade, no entanto, veio por acaso. “Maria Antonietta, depois de algum tempo de aula, já comentava que eu daria uma excelente professora de dança. Como sempre fui muito solícita, as pessoas simpatizavam comigo e perguntavam se eu poderia lhes ensinar a dançar”.

E assim Conceição foi se especializando, fazendo aulas de jazz, dança do ventre, freqüentando workshops e congressos. Hoje, é comissária de arte do Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro. Deu aulas em diversas academias e no Sesc-Tijuca, embora no início enfrentasse uma certa resistência na família. “Quando comecei, a dança de salão era muito associada à boemia, daí porque meu marido não gostava que seus amigos soubessem que eu praticava e dava aulas”.

Viúva e com os filhos encaminhados na vida, Conceição tem sua academia como terapia, procurando passar para seus alunos algo mais do que seqüências de passos. “Dou aulas trabalhando o corpo, a mente, a auto-estima, para todas as idades, sem preconceito e sem shows. Para mim, dançar é vida, dançar é saúde”, declara a professora, posando para nossa câmera com seus alunos (foto 2) e com os professores Oswaldo Miquéias (foto 3) e Magno Oliveira (foto 4).

Assista a seguir um pequeno trecho de uma aula da Conceição, filmado quando de nossa visita à sua academia para recolher material para esta matéria, também publicada na ed. 82 do Dance News. Mais informações sobre o baile deste domingo, nos tels. 2288-2087 / 9679-3628


Atualização de postagem:
Para acessar o photo-album no baile do dia 15/04, hospedado no site da kodak:
http://adobe.kodakgallery.com/I.jsp?c=6lnzmp11.1k20la5p&x=1&y=9zkr7u
Assista aqui ao compacto com as apresentações da noite.

E, aqui, ao compacto com os melhores momentos do baile, com animação da Banda Brasil Show. Se você se esbaldou na pista, você está aqui.

Fotografia, filmagem e montagem: Leonor Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************