Pular para o conteúdo principal

Conferência Municipal de Cultura do Rio, valeu!

Por Denise Acquarone (originalmente publicado na ed. 72, set/13, do Jornal Falando de Dança)

A Conferência Municipal de Cultura (CMC) do Rio aconteceu, finalmente, dias 5 e 6 de agosto, no Imperator, Méier. A CMC é o primeiro passo do processo de implementação do Sistema Nacional de Cultura aqui no Rio de Janeiro. Por isso, era imperativo que ela fosse realizada em tempo hábil, para que não perdêssemos os prazos estabelecidos pelo Ministério da Cultura para a formulação de propostas e eleição dos delegados municipais. 


Os delegados municipais de cultura representarão o Rio na Conferência Estadual de Cultura do estado, já marcada para 21/09 e, mais tarde, na Conferencia Nacional, em Brasília. 

Com as Conferências referendadas e nosso Conselho Municipal de Cultura em funcionamento podemos começar agora o processo de organização do Plano Municipal de Cultura e assim estarmos, de fato, nos incluindo dentro do Sistema Nacional de Cultura.

O Conselho Municipal de Cultura do Rio, para o qual fui eleita, representando o segmento da dança, fez parte da Comissão Organizadora da Conferência, junto com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Participei ativamente, ao lado de vários companheiros da dança, dos debates e da preparação para a Conferência, e pude constatar a garra e o empenho dos profissionais da dança inscritos para os trabalhos. 

Profissionais esses com quem venho convivendo há vários meses, em reuniões e encontros onde estudamos e sistematizamos várias propostas para o desenvolvimento da dança no município do Rio. Esse material foi resgatado dos encontros setoriais realizados em 2011, pela própria SMC. Visando a este trabalho - e a todos os outros que virão, como as demandas do Conselho Municipal, depois o do Estadual e do Colegiado Setorial - foi criado o Fórum Permanente de Dança do Rio, a exemplo de fóruns que já acontecem em outros estados.

Um dos grupos de trabalhos formados na CMC,
para trabalhar um dos eixos temáticos propostos
O Fórum do Rio é um canal aberto de diálogo permanente, não possuindo vinculo com nenhuma instituição, a não ser com sua própria categoria (em conexão com diversos movimentos que existem pela cidade), itinerante, que tem se mostrado um belo exemplo de sociedade civil organizada.

A delegação, eleita na Conferência Municial de Cultura, está perfeitamente capacitada para defender as nossas propostas na Conferência Estadual, pois todos se envolveram no complexo processo de preparação e estudo do material. Estarei também presente, acompanhando cada fase, como Delegada Nata pelo Colegiado Setorial de Dança.

Após todo o trabalho de preparação e dois exaustivos dias de conferências, posso afirmar, com toda a certeza: valeu a pena! Mesmo com as dificuldades que já conhecemos, fizemos o difícil, porém construtivo, trabalho de propor um caminho. O documento da Conferência Municipal do Rio é uma proposta conjunta, escrita a várias mãos, mentes, linguagens e territórios. E esta é a ideia, estarmos juntos. 

Não como segmentos, mas como cidade! Para a Cultura, sempre tão segmentada, é um difícil exercício, nos olharmos como iguais. Mas estamos aprendendo. E vendo que, juntos, é muito melhor! Vamos em frente, para a próxima etapa!

Denise Acquarone é diretora-secretária do SPDRJ, membro do Conselho Municipal de Cultura e representante regional do Colegiado Setorial de Dança do MinC (macrorregião sudeste).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************