Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

8º Workshop de Forró Universitário organizado por Marquinhos do Forró, dia 18/08, inicia com palestra cultural


Esta é a novidade este ano, no tradicional workshop que Marquinhos do Forró realiza anualmente em agosto. "Tradicional porque é até agora o único evento de forró aqui no Rio que se manteve por 8 anos consecutivos, no mesmo local", explica o professor, que decidiu complementar as aulas com uma palestra a respeito da dança que já conquistou o mundo inteiro. "O forró conquistou principalmente a Europa, como fez a lambada no passado, mas é preciso que as novas gerações conheçam mais a história dessa dança, para que não se percam as raízes dessa cultura nordestina", justifica assim a palestra, que abordará a evolução da dança desde os anos de 1940, quando começou a despontar ao som de ritmos como o xote e o baião, até os dias atuais, onde sofreu forte influência dos praticantes da região sudeste. "Hoje em dia, no nordeste, o que domina é o forró eletrônico, onde mais se ouve que se dança; é aqui no sudeste que se pratica mais, e é daqui que são ‘exportados’ os professores, para outros países", informa Marquinhos, que este ano viajará novamente pela Europa, durante quatro meses, como convidado em workshops, festivais e shows. Serão dez países: Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Holanda, Inglaterra, Rússia, Polônia e até uma esticada em Israel. E um grande baile de forró já está marcado para a despedida (v. quadro). "Espero retornar da viagem com muitas novidades, dentre as quais a confirmação dos professores internacionais que participarão do 1º Encontro Internacional de Forró do RJ, que pretendo realizar em abril de 2014", revela o professor.

Em foto de Leonor Costa (JFD, visão do salão da Academia Jimmy de Oliveira,
durante o 5º workshop de forró universitário organizado por Marquinhos do Forró:
a capacidademáxima do local, alcançada naquele ano, levou o organizador a limitar,
a partir de então, o número de inscrições, em cem.
"É para garantir o conforto dos inscritos e a qualidade das aulas,
que têm o apoio dos bolsistas e integrantes da Cia Marquinhos do Forró", esclarece Marquinhos.

Outra novidade: no 8º Workshop de Forró Universitário, além da palestra cultural, ministrada por professores universitários estudiosos dos ritmos nordestinos, da apostila com o resumo da palestra e da camiseta, haverá mesa de frios sendo abastecida durante todo o workshop. "É pro povo não sentir fome e ter energia para aproveitar bem os movimentos que serão passados", finaliza Marquinhos.

Serviço:

Marquinhos do Forró

Contatos para aulas e shows:

(21) 9251-3248 / 3565-7822 / 6903-2230

Aulas regulares:

Ac. Jimmy de Oliveira, R. do Catete 112, sobrado, Catete.

Ac. Willians Ribeiro e Sirley Ribeiro, R. Santa Clara 145, sobrado, Copacabana.

Workshop de forró:

Domingo, dia 18 de agosto, iniciando às 9h para credenciamento e lanche (mesa de frios) e com palestra cultural marcada para as 10h, na Rua do Catete 112.

Baile de forró da despedida:

Marcando o início do tour artístico de quatro meses, pela Europa

Sábado, dia 24 de agosto, das 21h às 6h, com três trios nordestinos ao vivo, na Rua do Catete, 112, sobrado.
_______________________________

Por Leonor Costa

Nenhum comentário:

Postagens populares