Pular para o conteúdo principal

I Encontro de Pesquisa: Processos Têxteis para o Corpo em Movimento


O SENAI CETIQ e a Secretaria Municipal de Cultura convidam os artistas, bailarinos, criadores e pesquisadores da área da dança para a I Encontro de Pesquisa: Processos Têxteis para o Corpo em Movimento, realizado entre os dias 30 de julho a 02 de agosto, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.

O evento, criado a partir da parceria com o Curso de Tecnologia em Produção de Vestuário e de Bacharelado em Artes, Figurino e Indumentária do SENAI CETIQ, propõem uma troca de experiências entre artistas, criadores e bailarinos da área da dança e técnicos e especialistas em moda, para a investigação das tramas, tecidos e figurinos criados e utilizados na composição de uma performance de dança, levantando suas possibilidades, suas funções e suas inovações. 

Trata-se de um encontro no qual serão levantadas e discutidas as experiências sobre as demandas e as soluções que existem na conceituação do uso de um figurino para a dança, tanto pelo lado conceitual de sua utilização em um espetáculo, quanto na sua função prática no dia a dia do bailarino.

Conheça as diversas possibilidades tecnológicas na criação de tecidos e figurinos específicos para as demandas da dança e do corpo em movimento!

Público-alvo: criadores, coreógrafos, bailarinos e técnicos na área da dança e técnicos na criação e desenvolvimento de figurino.

Faça sua inscrição AQUI

Veja a seguir a programação completa

Dia 30 – Terça Feira

10h - Apresentação da proposta:

Sendo o primeiro contato com o grupo, acredito que aqui seja necessário ouvir:

- Depoimento de artistas e bailarinos sobre as pesquisas e trabalhos que estão desenvolvendo. Apresentação de suas partituras corporais, ainda sem interferência.


11h30min - Palestra demonstração, Professora Rosa Marly, draping e criação de formas para corpos que se movimentam;

12h30 – Intervalo para almoço.

14h30min – Segundo movimento:

Professores e alunos do Senai reúnem-se para preparar material para intervenção. Será necessário dispor de tecidos com caimentos e pesos variados. Sugiro trabalhar com tecidos em branco.

Partindo de exercícios livres de composição e construção de formas, bailarinos residentes, professores e alunos constroem pequenas partituras corporais e estudam as relações entre formas, vestibilidade e movimentos.

17h – Terceiro - Os grupos de trabalho da manhã relatam suas experiências e conclusões preliminares. Abre-se para debate;

- Os grupos de trabalho da manhã relatam suas experiências e conclusões preliminares. Abre-se para debate;

Grupos de trabalho mistos investigam os problemas de maior interesse surgidos nos movimentos segundo e terceiro;

19h30min – Quarto movimento: Conclusões finais, primeiro dia.

Dia 31 – Quarta Feira

10h - Quinto movimento: Leitura de relatório do primeiro dia. Os participantes discutem os relatos e decidem as linhas de trabalho, do dia.

11h – Sexto movimento: - Artistas e bailarinos selecionam trechos de vídeos de trabalhos anteriores e de outros coreógrafos para alimentar a criação de propostas. Formam-se grupos de trabalho mistos, para dar sequência às investigações levantadas no primeiro dia.

15h – Sétimo movimento: Partindo de uma proposição a ser apresentada somente na hora, os grupos de trabalho devem unir trabalho coreográfico e construção de formas num produto experimental que discuta as relações entre figurino e corpos em movimento; para isso teremos disponíveis máquinas de costura e mesas de modelagem;

17h – Oitavo movimento: Palestra sobre cor, luz e forma. Professores Paloma Carvalho, Manoel Friques e João Cícero Bezerra;

18h – Nono movimento - grupos de trabalho mistos dão continuidade às experimentações iniciadas no oitavo movimento, incluindo o problema da cor e do espaço cênico;

Dia 01 - Quinta Feira

10h – Décimo movimento: Palestra Professor Ney Madeira sobre processo de criação de figurino para dança;

11h30min – Décimo primeiro movimento: Formam-se grupos de trabalho para livre experimentação de linguagens, formas, movimentos e construção de figurinos para corpos em movimento;

Os movimentos seguintes se desdobrarão dos movimentos anteriores, a ideia é criar um processo de criação colaborativo que favoreça o trânsito de bailarinos, bem como de figurinistas e tecnólogos em produção de vestuário, de um grupo de trabalho ao outro, diluindo as fronteiras de autoria e intensificando os sistemas de troca e compartilhamento das competências.

12H30min – Intervalo para almoço;

14H30min – Retomada do trabalho;

19h30min – Conclusões dos dias 31 e 01.

Dia 02 – Sexta Feira

10h – Leitura e discussão dos relatórios

11h - Penúltimo movimento: Finalização dos produtos;

12H30min – Intervalo para almoço;

14H30min – Retomada do trabalho;

17h – Movimento final: apresentação final dos produtos;

19H30min - apresentação das impressões gerais sobre o processo e da proposta de formação de um grupo permanente de estudos sobre figurino para dança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************