Pular para o conteúdo principal

Congresso de Dança Moderna de dança abre inscrições com direito a viagem à Nova York


Com direção artística e curadoria da bailarina Andrea Raw, o III Congresso de Dança Moderna está com inscrições abertas. 

O evento, que será realizado no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro (Tijuca-RJ), de 29 de maio a 02 de junho, está com a programação recheada de workshops, palestras e debates.

O Congresso também dará uma oportunidade inédita aos brasileiros: além dos renomados professores de Nova York que vêm para ensinar técnicas diferenciadas de dança - Ana Marie Forsythe (técnica de Lester Horton), Ryoko Kudo (Técnica de José Limón), Elizabeth Auclair (Técnica de Martha Graham) e Victor Y. See Yuen (Percussão e Música para Dança) - , o evento levará os bailarinos à Big Apple através do I Prêmio Dança Moderna: os três alunos que mais se destacarem durante o Congresso terão a chance de embarcar para Nova York, com tudo pago, e fazer aulas nas escolas Alvin Ailey, Martha Graham e Limón Institute. 

Para isso, deverão estar matriculados e frequentar 5 dias de aula de qualquer uma das técnicas (Horton, Limón, Graham).

O I Prêmio Dança Moderna foi criado para estimular ainda mais o intercâmbio internacional visando o aprimoramento da Dança Moderna em duas vias, não apenas através da vinda dos professores estrangeiros para lecionarem no Brasil, mas através da concessão de três estágios com todas as despesas cobertas para os bailarinos que mais se destacarem no III Congresso Brasileiro de Dança Moderna para três das mais importantes instituições de ensino de Nova York, nos EUA, que pode ser considerada a capital da Dança Moderna mundial. 


As instituições escolhidas são a Martha Graham School of Contemporary Dance, para o aluno que mais se destacar nas oficinas de técnica de Martha Graham, a Ailey School, para o aluno que mais se destacar nas oficinas de técnica de Lester Horton, e finalmente, o Limón Institute, para o aluno que mais se destacar nas oficinas de técnica de José Limón. Os contemplados serão escolhidos pelo corpo docente internacional, bem como pela diretora artística do evento, Andrea Raw.

Os interessados poderão escolher entre os 4 módulos ou aulas avulsas, e o investimento varia entre R$212 e R$510. Mais informações e inscrições pelo site www.congressodancamoderna.com.br


Sobre o congresso:
Release.

Apostando nesta iniciativa muito necessária e bem-vinda do ensino de tais técnicas no país, a idéia central deste projeto é a de continuidade e melhoria do evento, de modo a promover a difusão e consolidação das técnicas de Dança Moderna no Brasil. Um dos maiores objetivos para a realização III Congresso Brasileiro de Dança Moderna é, antes de tudo, fazer deste um evento de celebração, divulgação e inclusão de algumas das várias ramificações técnicas existentes na Dança Moderna no Brasil e no exterior, através da vinda de renomados profissionais estrangeiros convidados para este evento, além de possibilitar o intercâmbio de três bailarinos brasileiros às instituições de Dança Moderna em Nova York para um estágio de um mês com todas as despesas cobertas, através do I Prêmio Dança Moderna. Outra novidade para essa edição será a vinda de um músico percussionista internacional, Victor Y. See Yuen, que acompanha regularmente as aulas de Dança Moderna na Ailey School em Nova York e que, além de acompanhar as aulas no Brasil, ministrará um curso para músicos locais, de modo a habilitá-los a tocar para aulas de Dança, algo pouco desenvolvido no Brasil.Os bailarinos brasileiros ainda terão a oportunidade de ter aulas de música e ritmo com o percussionista Mateus Xavier, que participou de todos os eventos produzidos por Andrea desde 2009.

Além das novidades, também estão previstas como atividades do evento a realização das oficinas técnicas internacionais (Horton, Graham e Limón), palestras e mesa redonda para a discussão de temas pertinentes à formação em dança no Brasil e ao fazer da cena contemporânea, bem como um espetáculo de dança que possua técnicas de Dança Moderna como referência em sua concepção.

Para o público de dança, assim como para o público em geral, este evento terá um caráter elucidativo, inclusivo e formador, permitindo aos participantes o contato com cada trabalho, de modo a fazer comparativos, traçar paralelos e interseções entre as técnicas, e principalmente, refletir sobre o papel de tais conceitos para o ensino e aprendizado da dança em todo o país.


Fonte. Congresso de Dança Moderna

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************