Pular para o conteúdo principal

Saiba detalhes da Mostra de Dança de Salão Infantojuvenil que acontecerá dia 13 de julho no Forte Copacabana!

A Mostra Coreográfica, realizada em parceria com o projeto Interdanças no Forte, integra a grade da programação do 3° Prêmio Cultura da Dança de Salão, este ano dedicado à dança infatojuvenil (jovens até 17 anos).


Objetivo:
  • Oferecer um espaço de exibição não competitiva de trabalhos artísticos infantojuvenis (até 17 anos), com base na dança de salão, desenvolvidos por projetos sociais, professores e cias de dança, promovendo o encontro e a difusão da dança de salão entre os jovens e, dessa forma, contribuindo para perpetuar essa cultura. 
  • Proporcionar momentos lúdicos, não só para a plateia, mas para os jovens envolvidos, promovendo a integração entre os grupos e a troca de experiências.
Realização/equipe técnica responsável:
A mostra coreográfica do Prêmio Cultura da Dança de Salão é uma realização do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, numa produção de Amaragão Eventos em parceria com o projeto Interdanças no Forte e com copatrocínio do Jornal Falando deDança e do Studio Valdeci de Souza.  

Apoiam este evento: site Dance a Dois, site Momentos de Tango, site Agenda da Dança deSalão Brasileira, Resumo Projetos e Produção Culturais, Adriana Gronow Artepara Bailar e Helênico Atlético Clube.

A mostra coreográfica do Prêmio Cultura da Dança de Salão tem orientação pedagógica de João Batista da Silva, professor de dança de salão e educador físico, pedagogo habilitado em gestão escolar, orientação educacional e supervisão escolar, com pós-graduação em metodologia do ensino superior.

Local/data:
A mostra coreográfica será realizada no auditório Santa Bárbara, do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (Av. Atlântica, posto 6), sábado, dia 13/07/2013, pontualmente às 18h, tendo duração de aproximadamente 50 minutos. As senhas começam a ser distribuídas gratuitamente às 17h.
  
Sobre o local:
Em 1987 o Forte de Copacabana deu lugar ao Museu Histórico do Exército com a missão de preservar e divulgar a memória do Exército Brasileiro. Silenciaram os canhões como artefatos bélicos, mas continuaram disparando tiros de cultura e civismo para a sociedade!
   Considerado um dos mais belos cartões postais da Cidade do Rio de Janeiro, este Espaço Cultural do Exército tem como proposta oferecer ao visitante uma ampla programação de cultura e lazer: exposições de longa duração com temas históricos, exposições temporárias com mostras de arte contemporânea, apresentações teatrais, concertos de música clássica e popular, o Café do Forte com a tradicional Confeitaria Colombo e visitas guiadas para escolas e grandes eventos. Isso tudo num clima de segurança e beleza que fazem a diferença, mostrando que cada vez mais o MHEx/FC vem cumprindo com relevância o papel de enriquecer a bagagem cultural de nossos cidadãos. Bem como a integração da sociedade com o Exército Brasileiro. Atualmente o MHEx/FC  recebe mais de  600 mil visitantes por ano.
   O Auditório Santa Bárbara possui ambiente climatizado com capacidade para 99 pessoas em poltronas confortáveis e 45 pessoas em cadeiras de apoio. Possui recursos para teatro, produção multimídia, som e iluminação especial, além de um amplo conjunto de banheiros feminino e masculino. Possui hall de entrada em granito e uma varanda com vista panorâmica para Copacabana.
   O projeto Interdanças – Mosaico Cultural de Dança oferece espetáculos gratuitos de dança, no auditório Santa Bárbara, geralmente no segundo sábado (programação a conferir, na agenda cultural do MHEx/FC).

Como se inscrever na mostra coreográfica do Prêmio Cultura da Dança de Salão:
O coreógrafo deve solicitar sua ficha de inscrição e demais formulários pelo email contato@jornalfalandodedanca.com.br.

Regulamento da mostra de dança: (atenção! atualização de postagem: inscrições encerradas)
1.      Os trabalhos artísticos deverão ter como base os movimentos da dança de salão e os dançarinos deverão ter idade de até 17 anos.
2.      Não haverá seleção para os inscritos. O cadastro será feito por ordem de inscrição até o preenchimento das vagas.
3.      A inscrição é gratuita e a apresentação correrá por conta e risco dos profissionais de dança responsáveis pelos seus respectivos grupos.
4.      A inscrição final deve ser confirmada até 10 de junho, quando deverá ser encaminhado à curadoria (Rua Joaquim Silva 11, sala 408, Lapa, Rio de Janeiro) um envelope contendo as fichas de inscrição dos participantes e a autorização de imagem e som, devidamente assinadas pelos pais (ou responsáveis) dos dançarinos. O prazo final deverá ser respeitado em função do prazo para veiculação do release na imprensa escrita.
5.      O trabalho coreográfico deverá ter a duração de no máximo três minutos.
6.      O trabalho não precisa ser inédito.
7.      Permitida a inscrição de mais de uma coreografia.
8.      A apresentação deverá ser com roupas apropriadas para o evento.
9.      Para maior interação do público, recomenda-se a remessa de um pequeno release (de 500 a mil caracteres) sobre o trabalho coreográfico, a ser lido antes da apresentação.
10.  Vedada a utilização de objetos ou produtos que possam prejudicar a segurança do local ou a apresentação dos grupos subsequentes.
11.  As músicas deverão ser gravadas em cds e deverão ser entregues ao operador de som até 60 minutos antes do início do evento, devidamente etiquetadas com o nome do profissional responsável pelo grupo e o nome da coreografia (um cd para cada música/apresentação).
12.  Oportunamente será estabelecido horário para ensaio de palco antes da apresentação. (A planta do auditório e do palco pode ser acessada AQUI.)

Para os participantes, oferecemos:
1-     Lanche
2-     Medalhas
3-     Certificação
4-     Ingressos vip, para cada participante e seu responsável, para o baile infantojuvenil que acontecerá no Helênico A. C. dia 20/07, das 13 às 16h, e para o baile da entrega da premiação ao seu professor, que começará às 16h.
5-     Brindes: estamos em busca de patrocinadores, para dar um brinde às crianças (camiseta, provavelmente, mas ainda não está confirmado)

Para os professores envolvidos:
1- Certificado de participação na mostra coreográfica, entregue no local, dia 13/07, sábado, ao final da mostra.
2- Cobertura fotográfica do JFD.
3- Marketing de imagem do JFD (divulgação da participação).
4- Divulgação na mídia (JFD impresso e virtual, páginas eletrônicas, release à imprensa e às mídias parceiras).
5- Entrega do troféu 3º Prêmio Cultura da Dança de Salão no Baile do Dançarino, dia 20/7, sábado, no Helênico, com banda Novos Tempos (no intervalo das 18h).
6- Entrega de moção de congratulação, pelo trabalho para perpetuação da arte de dançar a dois junto às novas gerações.

Mais informações:
contato@jornalfalandodedanca.com.br
(21) 9202-6073 / 2535-2377

Acesse a página eletrônica do projeto Prêmio Cultura da Dança de Salão para conhecer os trabalhos realizados nas edições de 2011 e 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************