Pular para o conteúdo principal

Visita à escola de teatro Martins Pena


Quem vê a fachada mal conservada do nº 13 da R. Vinte de Abril, Centro do Rio, nem imagina que ali funciona uma das 2 únicas escolas técnicas de teatro do Brasil (a outra fica em São Paulo).


Cerca de 700 candidatos de todo país disputam a cada ano as 30 vagas oferecidas pela ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE TEATRO MARTINS PENA.


São 3 anos de curso técnico, equivalente a um 3º grau, e a garantia do diploma de uma instituição que já formou grandes atores, sendo o mais famoso o ator Procópio Ferreira, pai de Bibi Ferreira, que integrou a primeira turma quando ainda funcionava no Teatro Municipal.


Sua atual sede foi doada por uma ex-aluna, descendente de seu ilustre morador: o Barão do Rio Branco, cuja data de nascimento, 20 de abril, deu nome à rua.

Estivemos no local a convite do diretor Roberto e de Rafael, para 2 apresentações dos cursos extracurriculares da instituição: o espetáculo de dança SOPRO e o concerto CORAL CÊNICO.

Espetáculo SOPRO
Coral Cênico


    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************