Pular para o conteúdo principal

Mais sobre o Baile do Dia do dançarino: veja cobertura da Tv Brasil, nossas fotos e um resumo do que foi este evento, que marcou o encerramento do Ano do Bicentenário do Ensino de Dança de Salão no Brasil

A Tv Brasil fez a cobertura deste evento e a divulgou no noticiário noturno.
 Na foto, a repórter entrevista Leonor Costa, curadora da exposição
 sobre os 200 anos de ensino de dança de salão no Brasil.

Assista abaixo a reportagem da Tv Brasil e continue a leitura para saber mais sobre este evento.

Fez parte do Baile do Dia do Dançarino as seguintes atrações:

1 - Uma exposição sobre a história da dança de salão no Brasil, com distribuição gratuita de publicação com a história da dança de salão.

2 - O lançamento dos volumes 2 e 3 da coleção "200 anos de dança de salão no Brasil", organizada por Marco Antonio Perna.


3 - O lançamento da campanha UMA ESTÁTUA PARA ANTONIETA, com o recolhimento de mais de 500 assinaturas.


4 - Distribuição pela APDS (Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão) do dvd "Teatro Documental - 200 anos de dança de salão", a profissionais da dança.


5- Sorteio de caixas de sucos Jandaia, doadas pelo representante comercial do fabricante e um dos patrocinadores do evento, Walter Cerqueira (na foto, Gustavo Loivos, um dos contemplados).


6 - Um desfile da griffe de roupas e calçados Adriana Gronow.


7 - Duas apresentações de Jaime Arôxa (um tango e um chorinho).


8- Entrega de moções a dançarinos e profissionais de dança indicados pelo Jornal Falando de Dança.


9 - Homenagens especiais, como a oferecida a Jaime Arôxa (moção da Câmara Municipal do RJ e troféu Jornal Falando de Dança).


10- As moções foram um oferecimento do vereador Sebastião Ferraz, autor da lei municipal do Dia do Dançarino de Salão, e um dos homenageados da noite. 


11- Outros parlamentares homenageados foram o deputado Dionísio Lins, que teve aprovado seu projeto de lei estendendo a comemoração a todo o Estado do Rio de Janeiro, e a deputada Enfermeira Rejane, que deu parecer favorável à criação do FESTDANÇA - Festival Estadual de Dança de Salão no RJ.


12- Além das homenagens aos parlamentares e a dançarinos e profissionais de dança, com as moções, o Jornal Falando de Dança fez uma homenagem especial à Jaime Arôxa e ao gerente de dança da FUNARTE, Fabiano Carneiro.


13- Também homenageado foi o escultor Otto Dumovich, autor da maquete da estátua da Maria Antonietta e autor da escultura de Pixinguinha, localizada na Travessa do Ouvidor, Centro do Rio (na foto, miniatura da estátua de Pixinguinha).


14- O ponto alto do baile, porém, foi, sem dúvida, o anúncio feito em primeira mão por Leonor Costa, no intervalo das homenagens: o vereador Reimont já dera entrada, na sexta-feira à tarde, em ofício ao secretário municipal de consevação pública, Carlos Osório, encaminhando o dossiê da campanha UMA ESTÁTUA PARA ANTONIETTA, elaborado por Leonor Costa, Antônio Aragão e Marco Antonio Perna. O ofício do vereador Reimont foi lido para todos os presentes.


15- O Baile do Dia do Dançarino iniciou-se às 14h e terminou às 21h.  Agora, a campanha pela inauguração de uma estátua para a falecida mestra MARIA ANTONIETTA vai iniciar sua itinerância pelos principais bailes da cidade, até ser encaminhada à prefeitura, para ser apensada ao dossiê.


Saiba mais:
  • Leia AQUI a matéria da revista Dança em Pauta sobre o Baile do Dia do Dançarino.
  • Saiba mais AQUI, sobre a campanha  UMA ESTÁTUA PARA ANTONIETTA. 
  • Veja AQUI nossa cobertura fotográfica hospedada no Picasa. 
  • Acesse AQUI a página eletrônica do Prêmio Cultura da Dança de Salão para saber mais sobre este projeto. 
  • Acesse AQUI nossas postagens sobre os 200 anos da dança de salão.
  • Acesse AQUI as postagens da seção "Um pouco de história".
  • Assista abaixo nosso slide show com as fotos do evento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************