Pular para o conteúdo principal

Atenção profissionais de dança: está se esgotando o prazo para vocês exercerem seu direito de votar para o colegiado setorial de dança!


Políticas públicas para a dança: em 2009 a dança de salão se fez representar na 
pré-conferência setorial de dança, em Brasília, com delegado de cultura 
titular (Luís Florião, atrás, ao lado dos outros dois delegados eleitos) e suplente
 (Leonor Costa, à frente, com as demais delegadas suplentes 
eleitas e com Diane De Rose (atual gerente de dança da SMC, à esquerda da foto) e Fabiano Carneiro 
(Funarte, à direita da foto).

Se você é profissional da dança, tem DRT ou comprovação de atividade cultural no setor, você poder ser um eleitor de nosso representante no Colegiado Setorial de Dança! É MUITO IMPORTANTE PARA A DANÇA QUE VOCÊ EXERCA SEU DIREITO DE VOTAR!  Os membros do colegiado setorial de dança se reúnem periodicamente para discutir e definir diretrizes nas políticas culturais para a dança, encaminhando-as ao Conselho Nacional de Política Cultural. 
 
  • LEIA NOSSO POST PRINCIPAL SOBRE ESTAS ELEIÇÕES, AQUI.
    • Você é profissional da dança? Tem DRT ou comprovação de atividade cultural no setor? Então você pode ser um eleitor de nosso representante no Colegiado Setorial de Dança! Saiba como se inscrever e votar, AQUI.   
    • Ou acesse logo ou formulário de inscrição de eleitor, AQUI
    • Você não pode ser eleitor nem candidato porque não tem registro? Leia on line a edição 41 do JFD (março/2011), AQUI, onde Myriam Martinez fala da importância do registro profissional, da sindicalização e da participação em associações classistas, para a valorização de sua profissão e o fortalecimento de movimentos políticos em prol da dança. 
  • Conheça mais sobre os fóruns de discussão de políticas para a dança:
    • Clique aqui para ler on line a edição 38 do JFD (dez/2010), contendo o artigo de Denise Acquarone "Colegiado Setorial de Dança: entenda o que é isso". 
    • Clique aqui, para ler on line a edição 47 do JFD (agosto/2011), contendo o artigo de Denise Acquarone citado acima   
    • Clique aqui, para ler on line a edição 48 do JFD (dez/2011), contendo o artigo de Denise Acquarone sobre o XII Forum Nacional da Dança, também palco do Encontro Setorial de Dança, realizado em Belém do Pará, em agosto/2011. 
    • Leia no site do MINC: o que é Colegiado Setorial de Dança, AQUI.
    • Leia AQUI a Portaria 44/2010, de 28/04/10, que publicOU o regimento interno do Colegiado Setorial de Dança do Conselho Nacional de Política Cultural.   
    • Leia AQUI a Portaria 87/2010, de 23/07/10, que dispôs sobre a composição do Colegiado Setorial de Dança, no âmbito do Conselho Nacional de Política Cultural, e dá outras providências.   Nesta portaria estão as nomeações de Lourdes Braga (SPDRJ), Denise Acquarone (SPDRJ), Leonel Brum (ex-Funarte), nomes mais conhecidos dentro do segmento da dança de salão. 
    • Tenha uma ideia de como os outros estados estão se mobilizando para defesa de suas posições, acompanhando o blog A DANÇA SE MOVE, movimento pela dança contemporânea no Estado de São Paulo, que se movimenta para indicar nomes do estado para o Colegiado Setorias da Dança.  
  • Seja um dançarinos esclarecido, leia mais:
    • Em Defesa da Lei do Artista - artigo de Denise Acquarone sobre a Lei 6533/78, que alguns profissionais inadvertidamente querem alterar >>> Leia o artigo na edição 56 do JFD (maio/2012), que pode ser acessada on line, AQUI.
    • Leia nossas postagens sobre políticas públicas para a dança, AQUI.   
    • Guia para dançarinos esclarecidos: leia on line este artigo, com algumas informações importantes para entender as políticas públicas para a dança.  Ele foi publicado na ed. 28 do JFD (  ), que pode ser lida AQUI
    • Leia a matéria de Antonio Aragão "Uma vitória da classe da dança", sobre a participação da dança de salão nas conferências de cultura realizadas em 2009/2010, publicada na ed 25 do JFD (on line, AQUI).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************