Pular para o conteúdo principal

DANÇARINOS DA APAE FLORIANÓPOLIS PARTEM PARA O REINO UNIDO. Os brasileiros farão parte da cerimônia de abertura dos jogos Náuticos da Olimpíada de Londres.




Figurino novo, coreografia ensaiada e muita expectativa para mostrar ao mundo todo o potencial das pessoas com deficiência intelectual são os elementos que formam, nestes dias, o universo dos 14 dançarinos da APAE de Florianópolis que partem, no próximo sábado (14), às 20 horas, do Aeroporto Internacional Hercílio Luz , tendo Londres como destino Dorset, no  Litoral da Inglaterra, como base para os ensaios do grande espetáculo. A viagem será viabilizada com  patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Turismo e Cultura "FUNCULTURAL" e conta com o apoio da Tractebel Energia. A comitiva brasileira será comporta por 26 pessoas, entre dançarinos, cuidadores e Arlete das Graças Torri, Presidente da APAE, que é a responsável legal por todo o grupo “Eles são as estrelas da APAE Florianópolis, espelho para os outros 453 alunos que através dos nossos 14 dançarinos são motivados a seguir na busca da superação de seus limites para a inclusão na sociedade. Enquanto  APAE, somos responsáveis por acreditar, por financiar este projeto e incentivar a sociedade a avançar nas questões da acessibilidade mental”, comentou Arlete.

O primeiro contato real com os artistas britânicos e canadenses aconteceu em maio passado, quando a comitiva internacional, liderada por  Tony Horitz , Diretor Artístico do Double Act Theatre, chegou em Florianópolis para os primeiros ensaios do espetáculo “Breath”, que abrirá as competições náuticas da Olimpíada de Londres, no dia 28 de julho,  a partir das 8 pm, na Beiramar de Weymouth, Litoral da Inglaterra. A apresentação será impressionante, envolverá  2012 voluntário, incluirá o Cirque Bijou, Desperate Man e artistas com e sem deficiências, portadores de vento e de fogo de todo o Sudoeste Inglês.

Mas os dançarinos do “Grupo APAE Dança Floripa” com três bailarinas da “Estação dançar”, parceira da APAE Florianópolis neste projeto de dança inclusiva, prepararam algo com “tempero” bem tropical para apresentar na Inglaterra. Em solo internacional vão estrear o espetáculo “Brasileiríssimo”. Com coreografia de Ana Luiza Ciscato, figurino de Sabrina Zanini by Macassá  Homewear e forte influência das obras de Pixinguinha e Cândido Portinari os dançarinos brasileiros prometem surpreender os espectadores e atletas da Olimpíada de Londres que estiverem em Weymouth. Na quarta-feira, dia 17 de julho, a apresentação será ao meio dia, no Wimborne Minster Square (Allendale House, EDHC), se não chover. No sábado, 21 de julho, às 17h00, no Pavilion Dance, Bournemouth. A terceira apresentação será na sexta-feria,  27 de julho,  no Palco do show, na Weymouth Esplanade, em horário ainda não definido.

Mas o grande espetáculo será apresentado no sábado, dia 28 de julho, a partir das 8 pm, no mega palco instalado na beiramar de Weymouth, na abertura dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Vela da Olimpíada de Londres. Em cena “Breathe”, a Batalha dos Ventos - um evento teatral único que conta a história de uma “guerra” para reunir os ventos de todo o Sudoeste para que os eventos de velada Olimpíada de Londres possam acontecer. Os dançarinos da APAE de Florianópolis, em cena com artistas de outros países, com e sem deficiências, serão os guerreiros que ultrapassarão as barreiras físicas e psicológicas, lutando contra as forças do fogo e da água, com efeitos especiais surpreendentes. “Breathe” é produzido pela Diverse City e criado por três artistas deficientes: Jamie Beddard, Alex Bulmer e David Toole. Este evento incomparável e inspirador é realizada por grupos de teatro locais, o  The Remix e Double Act, e da APAE de Florianópolis e Estação Dançar.

O FIGURINO:
Inspirado na obra "Moleques pulando cela", do artista plástico Cândido Portinari, o figurino do espetáculo “Brasileiríssimo” foi desenvolvido especialmente para proporcionar mais conforto aos dançarinos especiais com limitações  e garantir maior impacto cenográfico quando os mesmos estiverem em cena. Com a cor branca predominando e detalhes multissensoriais as peças masculinas e femininas se integram ao espetáculo passando, valorizando os  movimentos, a expressão dos olhos e do corpo e a superação de cada dançarino. Este novo figurino do “Grupo de Dança APAE Dança Floripa” foi doado e produzido pela Macassá Homewear.

NOVAS FOTOS DE DIVULGAÇÃO
No novo ensaio fotógrafo do “APAE Dança Floripa”, para divulgação internacional, o objetivo foi reproduzir a liberdade que a dança representa para os 14 dançarinos da APAE de Florianópolis e um pouquinho das belezas de Florianópolis. O cenário escolhido para os clicks do fotógrafo Rogerio Amendola foi a Praia de Jurerê Internacional e as áreas de lazer e de preservação ambiental do bairro mais sofisticado da capital catarinense. O fotógrafo Rogerio Amendola realizou o trabalho como voluntário para a APAE de Florianópolis.

O ELENCO:
Deivid Velho de Oliveira - 19; Caroline Martins - 32; Aline Paredes Lima - 26; Sthefany Hayssa Monteiro de Souza - 20; João Paulo Marques - 20; Inori Sebastião da Silva - 38; Rogerio Soares - 44; Silvia Gevaerd Conceição - 32; Mariana Goulart dos Santos - 21; Everton Aquilino Bento - 22; Ana Flavia Piovezana dos Santos - 20; Aroldo Gaspar Pereira Filho - 24; Fabiana Cristina de Souza - 25; Isaias Richeller Schmitz - 35; Manuela Gilardenghi Puente - 17; Roberta Nastari de Oliveira - 23; Laís Bittencourt Forte - 18

Crédito das fotos:  Rogerio Amendola/ Divulgação 
fonte: Kidy Passos - Assessor de Imprensa Voluntário da APAE Florianópolis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************