Pular para o conteúdo principal

Nova vitória da dança de salão do RJ, que elegeu um titular e um suplente na Assembléia Preparatória para a Pré-Conferência Setorial de Cultura

Na foto, os delegados eleitos, José Mauro de Souza Ramalho (1º Secretario da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil e Presidente do Sindicato dos Previdenciário do Estado do Rio de Janeiro), Denise Acquarone (SPDRJ) e Luís Florião (Andanças), tendo, à frente, as suplentes também eleitas, Tereza Petsold (academia de mesmo nome, em Nova Iguaçu), Leonor Costa (Jornal Falando de Dança, Rio de Janeiro) e Neiva (da Movimento Art e Cia, de Nova Friburgo)

A Assembléia teve por objetivo eleger três delegados e três suplentes representantes da dança para a Pré-Conferência de Cultura que ocorrerá em fevereiro, em Brasília, e aconteceu no auditório do 7º andar do Palácio Capanema (Funarte) no dia 19/01. Tratou-se, portanto, de mais um processo de seleção dos representantes do segmento da Cultura que terão voz e voto nas decisões sobre o Plano Nacional de Cultura.

Diana de Rose e Fabiano Carneiro, da Coord. de Dança da FUNARTE, explicaram aos presentes como seria o processo de eleição e esclareceram dúvidas dos presentes

A Assembléia era presencial, isto é, sem necessidade de qualquer formalidade, qualquer cidadão que quisesse participar da votação nos candidatos poderia comparecer e votar - daí porque o Jornal Falando de Dança disparou mais de 3 mil emails convocando a classe da dança a comparecer maciçamente para escolher seu candidato.

De 19-01-10 setorial de dança na funarte

De 19-01-10 setorial de dança na funarte




.

.

.

.

.

O Jornal Falando de Dança esteve presente à Assembléia e sua editora candidatou-se a suplente. Na foto à esquerda, Aragão, diretor do Jornal Falando de Dança, em primeiro plano. Na foto da direita, na primeira fileira, a profª Neiva (Movimento Art, de Nova Friburgo), seguida de Denise Acquarone (SPDRJ) e Leonor Costa (editora do Jornal Falando de Dança e desta página eletrônica). Na segunda fileira aparecem os profs. Luís Florião e Maeli Costa.

Infelizmente, o tempo foi escasso para uma maior mobilização, mas conseguimos o número de votantes necessário para que Luís Florião, presidente da Associação Nacional de Dança de Salão (Andanças), fosse eleito para uma das três vagas. Leonor Costa, editora do Jornal Falando de Dança, foi eleita como sua suplente.

De 19-01-10 setorial de dança na funarte

Agora os três titulares deverão ir a Brasília, onde passarão por nova rodada de votações, desta vez concorrendo com candidatos de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo (região Sudeste) para os dois assentos na Conferência Nacional de Cultura, que ocorrerá em março, além de disputarem vaga como membro do Colegiado. Atualmente, o RJ possuiu dois representante no Colegiado, Lourdes Braga (SPDRJ) e Angela Ferreira (CBDD) mas Angela Ferreira não quer se candidatar à reeleição. Vamos torcer para que um dos três eleitos consiga o apoio necessário para ocupar a vaga de Angela Ferreira.

De 19-01-10 setorial de dança na funarte


Nesse pouco tempo em que estamos acompanhando esse processo, que já dura anos, pudemos ver um crescente interesse e participação do segmento da dança de salão. Ter eleito titular e suplente na Assembléia do dia 19/01 já foi um avanço inimaginável tempos atrás e o Jornal Falando de Dança tem a grata satisfação de estar participando ativamente desse processo e ajudando nessa tão necessária mobilização da classe. Mesmo que não consigamos passar pelas demais etapas que ainda há pela frente, foi um feito extraordinário. O prof. Luís Florião, que tem anos de luta nessa seara, está de parabéns. A dança de salão, também.

  • Saiba mais sobre as Pré-Conferências Setoriais de Cultura aqui.
  • Leia aqui a entrevista exclusiva de Luís Florião para o Jornal Falando de Dança sobre a importância da mobilização política dos profissionais da dança de salão para a conquista de maior visibilidade e espaço para esse segmento.
  • Clique na imagem abaixo para visualizar a matéria publicada na edição de fevereiro do Jornal Falando de Dança, com perguntas e respostas sobre a importância e consequência desta eleição.
    De 19-01-10 setorial de dança na funarte
  • Fotos desta assembléia arquivadas no Picasa, no álbum abaixo
  • 19-01-10 setorial de dança na funarte


Comentários

Unknown disse…
Ficamos felizes com a VITÓRIA, pois sabemos que é fruto de muita LUTA! Parabéns à Leonor, ao Aragão e, consequentemente, ao Jornal Falando de Dança! Rosane - ECOAR-VIDA

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************